Conheça o projeto “Cores da Terra”

anorprojeto

Cartaz com arte sobre o professor Anôr – Foto: Daniel Nunes/Intermídia

O projeto Cores da Terra foi criado em uma aula de geografia, em 2004, pelo professor Anôr Fiorini de Carvalho, com a intenção de resgatar e aperfeiçoar conhecimentos de produção de tintas à base de pigmentos e cargas de base mineral, extraídos do solo, para uso na atualidade. A missão do projeto é permitir que pessoas que têm dificuldade de acessar recursos industriais consigam produzir e pintar seus lares a partir do solo que eles encontram no quintal de sua casa.

O processo de produção da tinta consiste em coletar solos em um recipiente, adicionar água e utilizar uma furadeira com um equipamento de madeira que vai realizar a mistura, fazendo com que o produto final seja uma massa de solo em água. Essa massa de solo pode ser peneirada ou não, dependendo da textura desejada. Em seguida, acrescenta a cola branca ou o ‘grude’ de polvilho, que funcionará como adesivo para a massa de solo. Após homogeneizar, se obtém a tinta pronta para ser utilizada. A proposta do projeto já se espalha para estudantes, agricultores e pintores que se beneficiam do processo.

Variação das tonalidades de cor - Foto: Daniel Nunes/Intermídia

Variação das tonalidades de cor – Foto: Daniel Nunes/Intermídia

A difusão de técnicas de produção se dá por meio de cursos e oficinas práticas. Para saber mais sobre o projeto Cores da Terra entre na página no Facebook e veja a beleza e a diversidade de cores que a natureza pode nos dar.