Departamento de Solos oferece curso de capacitação para estudantes e laboratoristas

O Departamento de Solos realizou, em 2016, dois cursos de treinamento sob a coordenação do Professor Hugo Alberto Ruiz, integrante do Programa de Participação de Professores Voluntários nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Viçosa.

O primeiro contou com a colaboração do Professor Claudio Lisias Mafra de Siqueira, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV, e abordou o tema Boas Práticas Químicas em Biossegurança. O curso, com dez horas de duração, forneceu informações aos usuários de laboratórios de ensino e pesquisa sobre cuidados básicos de organização, planejamento, manuseio com segurança de produtos químicos e execução de técnicas utilizadas nas análises realizadas no DPS. Oferecido para pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas e para técnicos lotados nos diferentes laboratórios do DPS, contou com o registro de 64 participantes.

O conteúdo programático abordou os seguintes temas: Segurança. Equipamentos de segurança. Instalações. Organização e planejamento do laboratório. Planejamento das atividades. Equipamentos e instrumentos. Conduta e bom-senso. Soluções e reagentes. Instrumentos de vidro. Equipamentos de uso coletivo. Equipamentos de uso individual. Cuidados no laboratório. Ações em caso de emergências. Perigos ocupacionais. Agentes ocupacionais. Contaminantes que afetam a saúde. Manipulação, movimentação, armazenagem e transporte de produtos perigosos. Classificação de perigos relacionados a produtos químicos. Desinfetantes químicos. Resíduos químicos: geração, segregação e disposição. Gases comprimidos.

O segundo, denominado Curso de Atualização em Técnicas Laboratoriais. Calibração de Materiais Volumétricos, foi oferecido sob a responsabilidade do Professor Hugo Alberto Ruiz. A duração foi de 40 horas-aula, com distribuição aproximada de 20% de aulas teóricas e 80% de práticas de laboratório. Esse curso foi restrito a laboratoristas lotados no DPS, com objetivo de fornecer treinamento sobre o adequado controle na obtenção de água purificada para uso em laboratório e calibração de balanças e materiais volumétricos de uso habitual.

Os 16 técnicos participantes completaram programa que incluiu os seguintes temas: Água purificada para uso em laboratório. Determinação da condutividade elétrica para avaliar a pureza da água usada em laboratório. Balanças: massa e peso. Princípios de pesagem. Requisitos para uma boa balança analítica: exatidão, estabilidade, sensibilidade. Calibração de balanças. Medidas aproximadas e medidas acuradas de volume. Balões volumétricos. Pipetas. Buretas. Limpeza dos aparelhos volumétricos. Leitura do menisco. Calibração de aparelhos volumétricos.

Os cursos oferecidos foram oficializados no Registro de Atividades de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (RAEX/PEC) e, para os técnicos do quadro da UFV, no Projeto Básico de Treinamento Organizado pelo Serviço de Capacitação de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGP).

(Texto: Prof. Hugo Alberto Ruiz)

20160826_143633 IMG-20160805-WA0001