DPS participa do lançamento do PRONASOLOS em Brasília

O Departamento de Solos (DPS) participou do lançamento do Programa Nacional de Solos do Brasil (PRONASOLOS), no último dia 5 de dezembro, em Brasília. O DPS representa a UFV entre outras oito universidades nesta empreitada que deve durar cerca de 30 anos.

A data de lançamento do programa coincidiu com o dia mundial do solo. A iniciativa que envolve vinte parceiros, incluindo agências especializadas, empresas de pesquisa científica, institutos de pesquisa e nove universidades, deverá abranger pesquisas, investigação, documentação e intepretação dos dados do solo brasileiro a fim de promover a gestão desse recurso e a sua conservação.

O objetivo é que seja criado um sistema nacional de informação sobre os solos do Brasil e a retomada de levantamento do solo em escala mais detalhada. A meta é mapear 1,3 milhão de quilômetros quadrados já nos primeiros dez anos. Com os dados gerados no programa, será possível compreender e aumentar o conhecimento do solo brasileiro, possibilitando assim subsídios às políticas públicas, e concessões de crédito agrícola de acordo com cada situação.

O programa, que foi criado visando suprir as inconsistências e insuficiências nas informações oficiais sobre o solo e sua ocupação no país, conta com o apoio do DPS, que esteve presente no lançamento. O chefe do Departamento, Genelício Crusoé Rocha, diz que o PRONASOLOS convidou algumas Universidades para participar do Programa, e que este convite ao DPS da UFV, se deve à presença de pedólogos de alta competência no tema. Genelício conta que a presença do Prof. João Carlos Ker, dentre outros, propicia ao DPS fazer parte do referido programa.

Maiores detalhes sobre o PRONASOLOS pode ser consultado em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1054924/programa-nacional-de-solos-do-brasil-pronasolos