Estudantes de pós-graduação do Departamento de Solos conquistam premiações internacionais

18/09/2015

Premio IPNI Aridiano

O professor Júlio César Neves (esq.) com José Aridiano Lima, vencedor do Prêmio IPNI

Dois estudantes de pós-graduação do Departamento de Solos (DPS) da UFV foram os vencedores de premiações do International Plant Nutrition Institute (IPNI), de 2015. O IPNI é uma organização global sem fins lucrativos dedicada a desenvolver e promover informações científicas sobre o manejo responsável de nutrientes das plantas.

O estudante de doutorado José Aridiano Lima de Deus recebeu o Prêmio IPNI Scholar Award 2015 pela proposta de um estudo sobre a produtividade de bananas no Brasil. Ele foi o único latino-americano selecionado para a premiação. Em 2011, o então estudante de doutorado do DPS Diogo Mendes de Paiva também foi o único brasileiro premiado.

A pesquisa premiada é parte do projeto de tese de José Aridiano, orientada pelo professor Júlio César Neves. Os pesquisadores querem contribuir para resolver a baixa produtividade de algumas culturas agrícolas, em especial a banana.  O Brasil é o 4° maior produtor mundial e o 2° maior em área plantada. Apesar desses valores expressivos, o país é apenas o 64º em produtividade com média de 14,2 t/ha, bem inferior a Indonésia com a maior produtividade 56,4 t/há. Segundo José Aridiano, a produtividade no Brasil caiu de 15 para t/há, enquanto em outros países saltou de 10,7 para 21,0 t/há.

O trabalho está avaliando e adaptando o uso de um software desenvolvido pelo grupo de Fertilidade e Nutrição de Plantas da UFV para a cultura da bananeira. O Prêmio IPNI Scholar Award diferencia-se dos outros por avaliar o projeto e não os resultados da pesquisa que ainda está em andamento. O IPINI também avalia histórico escolar e atividades extra-curriculares buscando coerência do candidato com o tema nutrição de plantas. Além de outras pesquisas na área, José Aridiano tem uma fanpage sobre o tema com grande número de acessos.

Jovem pesquisador

Em agosto, o estudante de doutorado Luiz Paulo Figueredo Benício,  recebeu o prêmio IPNI Brasil, na Jovem Pesquisador. A premiação é destinada a um único trabalho de destaque apresentado durante o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo nas áreas de Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas e/ou Adubos e Adubação.

O pesquisador é orientado pelo orientado pelo professor Liovando Marciano da Costa e o trabalho premiado tem como título: Hidróxidos Duplos Lamelares (HDLs) momo matrizhospedeira de fosfato.

(Léa Medeiros)