Professor do Departamento de Solos faz palestra sobre compliance

O professor Luiz Eduardo Dias, do Departamento de Solos, proferiu uma palestra sobre a Governança Corporativa em Fundações de Apoio no evento Parcerias Fundações de Amparo e de Apoio à Pesquisa: a implementação da conformidade para o desenvolvimento da CT&I, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).  O encontro reuniu gestores e técnicos jurídicos e teve como objetivo abordar a importância de empresas públicas e privadas implementarem programas de integridade, mais conhecido como compliance.

A palestra do professor, que foi diretor da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) entre 2014 e 2018, é parte do livro com o mesmo título lançado por ele no ano passado. Luiz Eduardo Dias é também Diretor do Conselho Nacional de Fundações de Apoio às IFES e ICT – CONFIES.

O que é compliance?

De acordo com o compliance Officer do Instituto Cultural Inhotim, Fábio Caldeira, compliance é um conjunto de mecanismo e procedimentos internos de integralidade, auditória e incentivo à denúncia de irregularidades. “Ele também atua na aplicação efetiva de códigos de ética e conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos”, informa.

Texto: Léa Medeiros

Luiz Dias-2 400px